Constantin Stanislavski

"O ator deve trabalhar a vida inteira, cultivar seu espírito, treinar sistematicamente os seus dons, desenvolver seu caráter; jamais deverá desesperar e nunca renunciar a este objetivo primordial: amar sua arte com todas as forças e amá-la sem egoísmo."

domingo, 30 de novembro de 2008

ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO DO SUL DO PIAUÍ ABRE ESCOLA EM FLORIANO

FLORIANO RECEBE A PRIMEIRA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO DO SUL DO PIAUÍ

Aconteceu nesta quarta-feira (26) o lançamento da primeira Escola Técnica de Teatro do Sul do Piauí, o evento reuniu autoridades do estado, o diretor da secretária de ensino profissionalizante professor Marcílio Gonçalves de Fárias e o coordenador estadual de educação professor Francisco José Gualter de Oliveira, do município secretário de comunicação Nilson Ferreira e o vereador professor Miguel Vieira, representantes da educação florianense, a pedagoga Maria dos Santos Carvalho e a diretora do PREMEN (Escola Técnica Calisto Lobo) Luciana, diretores de grupos teatrais da cidade como Klênia Oliveira (Caleidoscópio), Alba Patrícia (Cangaço), José Monteiro (Luzes Cia. Cênica), Leonardo Carlos (Brincantes do Folclore Nordestino), além de atores, a imprensa e admiradores das artes cênicas.

A Escola será uma descentralização da matriz já existente em Teresina (capital). O Teatro Cidade Cenográfica será a futura sede da escola que vem a Floriano.

A futura sede passará por uma reforma iniciada em Dezembro, serão construídas salas de aula para a parte teórica do curso e uma secretaria, "Se a reforma não finalizar até o início do ano letivo, as aulas teóricas ocorrerão no PREMEN e as práticas no complexo até a conclusão da obra." Conta Alisson Rocha, diretor do Teatro Cidade Cenográfica.

O projeto piloto abrirá edital no início do próximo mês, apenas com 40(quarenta) vagas, o início das aulas está previsto para o seguinte ano letivo e o curso terá duração de um ano e meio.

Fonte: http://www.escalet.com.br/

FLORIANO APROVA 77% DOS PROJETOS DO BNB DE CULTURA NO PIAUÍ

O Piauí aprovou 13 projetos no Programa BNB de Cultura, do total aprovado 23% são dos grupos da capital e 77% dos grupos do interior. A cidade de Floriano obteve o maior índice de aprovação, 53%.Confira a lista dos projetos aprovados de Floriano:

Artes Cênicas
Brincantes do Folclore Nordestino
Projeto – Brincantes da cultura popular
Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet
Projeto – Dramaturgia no território Vale do Guaribas - PI
Luzes Cia. Cênica
Projeto – III mostra teatro "Eu sou daqui!"
Klênia Maria dos Santos Oliveira
Projeto – Fuzuê - teatro de bonecos: fantoches e marionetes

Artes integradas e não específicas
Associação dos Amigos da Biblioteca Ailda Cunha
Projeto - Implantação da rede de leitura e arte-educação no município de Floriano.


Audiovisual
Escalet Produções Cinematográficas
Projeto - Circulando Cinema – cursos e oficinas nos territórios.

Literatura
CEFET
Projeto - Ampliação do acervo bibliográfico da casa de leitura do CEFET de Floriano

Veja agora os projetos aprovados em outras cidades do estado:

Artes Cênicas
Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer – Bom Jesus.
Projeto – No dia em que fui mais feliz
Associação "Amigos Balé Folclórico" – Teresina
Projeto – Caravana "Dança do Calango entre Rios"
Grupo Teatral Gritos e Risos – Fronteiras
Projeto – VII Festival de teatro de Fronteiras-PI

Artes Visuais
Grupo Cultural APICE – Teresina
Projeto – 10ª Feira HQ

Literatura
Amada da Cássia Campos Reis – Teresina
Projeto – Cultura escolar: rastreando memórias e resgatando a história educacional em Oeiras-Piauí

Artes integradas e não específicas
Associação dos Artistas do Teatro de Fronteiras-PI – Fronteiras
Projeto – I mostra de arte e cultura nordestina em Fronteiras-PI – I MACUNF-PI

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

EM CARTAZ!!! "DESENTUPA O VASO, POR FAVOR!" UMA COMÉDIA INUSITADA

O Espetáculo
Uma Comédia, simples, com um final inusitado, “Desentupa o vaso, por favor!”, é um espetáculo sem termos apelativos ou clichês, e conta à história de um casal de classe média que se encontra em decadência, e enfrentam os problemas do relacionamento desgastado a dois. As inseguranças e contradições são vistas com bom humor. De um lado temos Jayrah Ribeiro no personagem de Mirtes, uma Típica perua, que quer continuar mantendo sua vida de burguesa. Rodrigo Eddnardo interpreta Bivaldo, que ao contrário de Mirtes, é um falido conformado com a vida, mais calmo, passivo e informal.
O espetáculo se passa no apartamento do casal, onde Mirtes vive fantasiando para as amigas que é rica, e para manter suas mentiras ela começa a trapacear e roubar o próprio marido.
Direção de Leonardo Carlos e Texto de Adriano Marcena (Recife-PE) Os Espectadores vão se deleitar com muita diversão, risos e com um final surpreendente!
Estreia dia 22 de novembro, no Teatro Maria Bonita às 20h, e continua nos dias 23, 29 e 30 de novembro no mesmo horário.

Brincantes do Folclore Nordestino
A Associação Brincantes do Folclore Nordestino é formada por fazedores da cultura popular, brincantes, pesquisadores e amantes do Folclore Nordestino. A Associação surgiu da necessidade de grupos e fazedores culturais da cidade de Floriano em cultuar e proliferar a cultura popular de nossa região. Tem uma política cultural sistemática e definida, promovendo de forma efetiva o resgate da Cultura Regional, dando oportunidade à livre expressão, tendo em vista sempre a realidade econômica, social e cultural, trabalhando de forma coletiva o teatro, dança, Folclore Nordestino, circo e o audiovisual em suas formas e contextos, evidenciando uma perspectiva de mudança e incentivo à cultura no nível de consciência da comunidade e dos poderes públicos. Nossas ações são representadas pelo compromisso com a pesquisa, resgate e crescimento estético e discussão com problemas sociais de forma a integrar independentemente comunidades e artistas, respeitando a livre manifestação do pensamento e desenvolvimento cultural.
Maiores informações:
Leonardo Carlos - Diretor
(89) 8803 3299

Fonte: e-mail enviado por leogrunck@yahoo.com.br

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FLORIANO TEM O MAIOR NÚMERO DE PROJETOS HABILITADOS DO PIAUÍ

Todos os anos desde 2004, o projeto BNB de Cultura do Banco do Nordeste do Brasil vem promovendo a cultura democraticamente com o apoio da população em atividades relacionadas à cultura lançando editais para: áudio visual, artes cênicas, artes visuais, artes integradas, literatura e música. Este ano não foi diferente, foram mais de 1600 projetos habilitados em todo o Brasil, sendo 65 somente no Piauí. A cidade de Floriano-PI teve 25 (vinte e cinco) projetos habilitados, superando a capital do Estado, Teresina com 21 (vinte e um). Conseguindo o 1° lugar em: artes cênicas (16 projetos), artes visuais (3 projetos) e audiovisual (2 projetos), sendo este último os únicos habilitados no estado. A aceitação foi recebida com grande emoção pela comunidade e por seus participantes, motivando-os a trabalhar e se envolverem mais e mais pela cultura.


AÇÃO GRIÔ
O Ponto de Cultura “Cultura ao Alcance de Todos” e o “Complexo Cultural Teatro Cidade Cenográfica” da cidade de Floriano-PI foram recentemente aprovados no projeto Ação Griô Nacional.
Nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Tocantins foram aprovados 17(dezessete) projetos. O programa tem o propósito de valorizar a cultura popular resgatando suas raízes, mostrando aos estudantes de escolas públicas as manifestações culturais mais tradicionais.

Cada ponto conta com cinco mestres, um grão de luz e um coordenador pedagógico. Os Griôs são pessoas que por diversas razões, circunstâncias e habilidades, acumularam conhecimentos transmitidos de geração em geração por seus ancestrais.

A função do mestre griô é estimular a tradição oral nas comunidades transmitindo aos estudantes com a ajuda do grão de luz os conhecimentos de seus antepassados, dando-lhes a oportunidade de conhecer seus instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados.


A ligação dos griôs com as escolas é feita através do acompanhamento de um coordenador pedagógico que servirá de intermédio entre ambos os lados. A idéia do projeto é estimular a formação de novos multiplicadores das expressões culturais do país.
Lista de projetos aprovados:
Piauí
Cultura ao Alcance de Todos
Quilombo do Rosário
Resgata e Produz Cultura em Redenção do Gurguéia
Arte Viva
Ass. Cultural Reisado do Piauí
Ass.de Teatro Cidade Cenográfica
Maranhão
Vida de Negro
Cultura Rosário
Tambores da Ilha
Laborarte
Ceará
Gameleira de São Sebastião
Arte na Praça
Lira Nordestina
Ass.dos Universitários de Senador Pompeu
Inst. Ecocidadania Juriti
Tocantins
No Bico da Cultura
Tambores do Tocantins