Constantin Stanislavski

"O ator deve trabalhar a vida inteira, cultivar seu espírito, treinar sistematicamente os seus dons, desenvolver seu caráter; jamais deverá desesperar e nunca renunciar a este objetivo primordial: amar sua arte com todas as forças e amá-la sem egoísmo."

terça-feira, 20 de maio de 2008

FESTIVAL DE TEATRO REFLETE O NÍVEL DAS PRODUÇÕES REALIZADAS NO PIAUÍ

FESTIVAL DE TEATRO DO PIAUI "EU SOU DAQUI"

De 16 a 18 de maio de 2008 foi realizado o II Festival de Teatro do Piauí “Eu Sou daqui” na cidade de Floriano, o evento é coordenado pelo grupo Luzes Companhia Cênica, da mesma cidade que, segundo o Coordenador, José Monteiro, o festival recebeu 38 inscrições de todo o estado, tendo selecionado sete grupo por apresentarem melhor projeto. As apresentações aconteciam todas as noites no Espaço Cultural Maria Bonita, sempre às 19, 20 e 21 horas, durante o dia aconteciam oficinas ministradas por profissionais do SESC de Iguatur/CE que abordaram temas como “O Negro no Teatro” e debates com produtores, diretores e artistas sobre as montagem apresentadas no festival.

Os grupos participantes eram oriundos dos mais diversos lugares dando destaque, no Piauí, para as cidade de Teresina, Floriano, Canto do Buriti e Fronteiras, os grupo concorriam a diversas categorias, melhor ator, melhor atriz, melhor direção, melhor espetáculo, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, melhor maquiagem, melhor iluminação e melhor sonoplastia. O grupo que mais levou estatuetas foi o Escalet com o espetáculo “A Mais Forte e Outras Histórias” melhor atriz coadjuvante (Cleidiane Araújo), melhor direção (César Crispim), melhor sonoplastia (Anizia Carvalho), melhor iluminação (Alisson Rocha) e melhor espetáculo (Grupo Escalet). A Mais Forte e Outras Histórias, faz parte do teatro de repertório do grupo, que possui vinte e dois anos de existência e destes 11 são dedicados ao trabalho de pesquisa e laboratório na busca de uma nova linguagem com identidade própria para o teatro piauiense. O espetáculo “Marido Canalha” de Teresina-PI recebeu o prêmio de melhor atriz (Sandra), melhor ator coadjuvante (Wilson Sousa) e maquiagem (Shana de Sousa). O Grupo Proposta de Timon-MA com o espetáculo “Um Brasileiro no Céu” ficou com a premiação de melhor ator (Viturino).

Fonte: e-mail enviado por grupoescalet@yahoo.com.br